Documentário da Netflix explica história polêmica por trás de música de ‘O Rei Leão’

‘Hoje a noite, aqui na selva, quem dorme é o leão…’ Se esse trecho de música não tem sabor de infância e nostalgia, não sei de mais nada! Mas saiba que nem tudo são flores nos bastidores da produção de um dos maiores filmes de animação de todos os tempos.

Parte da série Remastered, recém-lançada pela Netflix, o documentário O Rei Leão e o Músico Esquecido relata os esforços do jornalista sul-africano Rian Malan em provar que The Lion Sleeps Tonight, tema do filme O Rei Leão, é, na verdade, a canção ‘Mbube’. 

Mbube, que significa leão em ‘zulu’, foi composta de forma despretensiosa por Solomon Linda, nos anos 30. No documentário, Rian Malan, fissurado em fazer justiça, reúne depoimentos das filhas e herdeiras do músico – que morreu sem ver nenhum centavo de direitos autorais – e de pessoas que fizeram parte da trajetória de provar a autoria de Linda, como advogados, produtores e empresários.

A música foi criada em 1939 e o nome, Mbube, também se refere a um tipo de canto característico de grupos vocais da África. A letra inicialmente tinha apenas algo como “Leão! Ha! Você é um leão!”, e teria sido inspirada por um incidente da infância dos integrantes do grupo Evening Birds, quando leões andaram invadindo a fazenda onde o pai de um deles trabalhava. 

Rian Malan é o jornalista sul-africano que tentou resgatar toda história para provar autoria da canção ‘Mbube’/Reprodução

Ao gravar, Solomon improvisou a melodia com falsetes, que até hoje é famosa, que depois ganharia a letra “in the jungle/ the mighty jungle/ the lion sleeps tonight”.

E assim, ao chegar à América, Mbube virou ‘Awe-ma-we’ ou ‘Wimoweh’, dez anos mais tarde gravada pelo grupo The Weavers. O sucesso foi e voltou nas paradas da época até que nos anos 90 explodiu de vez ao fazer parte do filme ‘O Rei Leão’, sucesso absoluto dos cinemas até hoje, e rendendo milhões de dólares para a Walt Disney e afiliadas. 

Mas afinal, fez-se justiça? As filhas de Solomon venceram a luta contra a Disney após tentativa de comprovar a autoria do pai?

Assista o documentário e deixe sua opinião. Não deixe de seguir o blog também no Instagram.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s