Os maiores assaltos da história que viraram livro

Quem já assistiu a terceira temporada de La Casa de Papel [e passou raiva como eu ou não] provavelmente ficou com um gostinho de quero mais.

La Casa de Papel tem inspiração nos maiores assaltos a banco ao longo da história

Spoilers à parte, a série da Netflix deixou bem claro que haverá uma quarta parte da história que, inclusive, já está sendo gravada.

Mesmo sendo ficção, o maior assalto a banco de todos os tempos tem suas referências em grandes roubos que aconteceram na vida real. E alguns deles viraram livros.

Toupeira: A História do Assalto ao Banco Central, da Editora Planeta, foi escrito pelo advogado e ex-investigador da polícia Roger Franchini, que reuniu todas as nuances do considerado um dos maiores roubos do Brasil. Em 2005, foram roubados nada menos que R$ 170 milhões do Banco Central de Fortaleza e metade da grana permanece sumida até hoje.

Outro livro inspirado neste mesmo caso é o Assalto Ao Banco Central – o Maior Assalto a Banco do Século, que inclusive, virou filme dirigido por Marcos Paulo, que tem no elenco nomes como Lima Duarte, Eriberto Leão e Giulia Gam. A obra, da editora Agir, foi escrita por J. Monteiro e Renê Belmonte.

Na Bélgica, também no início dos anos 2000, um crime ficou conhecido como “o roubo do século”, quando um grupo de ladrões conseguiu esvaziar os 109 cofres de segurança do Diamond Center de Amberes. Foram levados 100 milhões de euros em joias e diamantes. O roubo inspira o livro Um roubo brilhante, de Greg Campbell e Scott Andrew Selby. No Brasil, a publicação é da editora Nacional.

Voltando à série, qual seu personagem favorito?

Siga este blog também no Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s