Crise no mercado editorial X Iniciativas que valem a pena

Livraria do Rio faz ‘delivery de livros’ para aquecer as vendas

Iniciativa no município de São Gonçalo também promove venda de livros a baixo custo durante pandemia; veja ‘Camelô Solidário’

É no conforto do lar que moradores do Rio de Janeiro recebem a melhor das companhias para este período de isolamento social: o livro. O pedido é feito por aplicativo WhatsApp e a entrega é feita por um motoboy.

O chamado ‘delivery de livros’ tem ganhado adeptos e ajudado a aquecer o faturamento de centenas de lojas, entre elas as da rede Leitura, em tempo de isolamento social.

Outra aposta da rede é a loja online que conta com um extenso mix de produtos e aposta em variedades de itens que não só se restringem às obras literárias ou grandes lançamentos. O e-commerce oferece também itens de papelaria, informática e brinquedos para todos os tipos de admiradores. As compras efetuadas pelo site são enviados para postagem e concluídos pelo serviço de entregas do Correios. A estratégia da rede tem dado tanto certo que o serviço passou a ser oferecido em outras 24 localidades do país.

Para fazer o pedido de delivery, os números de WhatsApp das lojas estão disponíveis no site: www.leitura.com.br.

Em São Gonçalo, iniciativa semelhante acontece através do site www.camelosolidario.com, que, além de doces e bebidas, oferece livros de escritores gonçalenses, da editora Apologia Brasil.

Em ambos os sites, há livros com valores a partir de R$ 4,90.

Crise sem precedentes

Se antes da chegada do novo coronavírus, o mercado editorial já estava “mal das pernas”, com a crise pandêmica, todo o cenário piorou. No meio editorial, a queda nas vendas retrata a forma como o produto livro é visto por toda a população, em especial no Brasil: supérfluo.

“Durante uma crise, o livro é visto por parte da população como supérfluo. Só que ele é muito mais do que um produto. Neste momento, o conhecimento e a educação são essenciais”, disse o economista Henrique Farinha, fundador da Editora Évora, em entrevista ao Portal Uai.

Há exatamente um mês, a rede de Livrarias Saraiva demitiu cerca de 500 funcionários, outro baque que reflete no quanto a crise e seu consequente isolamento social podem impactar o setor. Em entrevista à Folha de São Paulo, Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, explicou que a decisão foi necessária para preservar a empresa, que já estava em recuperação judicial. Àquele momento, Luis Mario Bilenky, presidente da rede, já havia se demitido diante da crise. O posto está sendo ocupado interinamente por Deric Degasperi Guilhen, ex-diretor comercial da empresa.

Solidariedade sempre em pauta

Por outro lado, várias ações comunitárias por todo o país têm se atentado à importância do livro durante a crise. Além de alimentos e equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e álcool em gel, campanhas e ONGs, como o Exército da Salvação, recebem doações de livros.

Os pontos de coleta do Exército da Salvação no Rio são:

RIO DE JANEIRO – RJ

Bazar Ramos – Rua Barreiros, 20 – Ramos CEP: 21031-754 – Rio de Janeiro – RJ

Segunda a Sábado das 11h às 18h

Carrefour Barra – Avenida das Américas 5150 – Barra da Tijuca CEP: 22640-102 – Rio de Janeiro – RJ

Segunda a Sábado das 8h às 23h e Domingos e Feriados das 8h às 22h

Carrefour Norte Shopping – Av. Dom Hélder Câmara, 5474 – Cachambi – CEP: 20771-004 – Rio de Janeiro – RJ

Segunda a Sábado das 8h às 22h e Domingos e Feriados das 8h às 22h

SÃO GONÇALO – RJ

Carrefour Manilha – Travessa Oliveira Botelho 349 – Neves CEP: 24425-000 – São Gonçalo – RJ

Segunda a Sábado das 8h às 23h e Domingos e Feriados das 8h às 22h

O Sesc-RJ disponibiliza um número de telefone celular para que interessados em doar alimentos e outros mantimentos entrem em contato: 21 98566-4902.

A Ong Ação Social Edmundo e Olga, no Centro do Rio, também está aceitando doações de alimentos, roupas, brinquedos e livros. O endereço é Rua Heitor Carrilho, 80-160, Cidade Nova.

*Esta matéria foi originalmente publicada no Jornal O São Gonçalo. Acesse clicando aqui.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s