4 coisas que não te contaram sobre o Wattpad

Em primeiro lugar, você sabe o que é Wattpad? Nada mais é do que uma plataforma para publicação gratuita de livros. O site é o retrato da democracia, pois lá qualquer pessoa pode publicar suas histórias, de qualquer gênero ou qualquer categoria, divulgar e começar a ter seus primeiros leitores.

A plataforma foi lançada em 2006, ou seja, já é bem antiguinha no mercado. Mas muita gente ainda tem dúvidas de como acessar e, principalmente, dúvidas se realmente é possível alcançar leitores/fãs de maneira satisfatória. A resposta não é sim nem não. É depende.

Uma boa parte do pessoal que está lá escreve por pura diversão, para ter apenas um lugar para publicar, sem nenhuma pretensão. Se você é desse time, ótimo. Mas qual escritor não quer ser lido? Mesmo que ninguém queira ficar famoso da noite pro dia com seus escritores, a ideia principal de qualquer pessoa que escreve é ser conhecido, de alguma forma. Ser lido é o que há.

Dois exemplos que costumo destacar de pessoas que iniciaram no Wattpad e alcançaram o sucesso são as escritoras Camila Moreira e FML Pepper. A primeira se destacou ainda no início da “proliferação” da literatura hot. Sabe quando Crepúsculo e logo depois 50 Tons de Cinza estavam bombando? Foi bem aí.

o amor nao tem leis

Já a segunda, a Pepper, criou um plot totalmente diferente do que a galera estava acostumada: uma menina que se apaixona pela morte. E a morte é um rapaz gatíssimo.

não pare

Por que será que elas se destacaram tanto, afinal? Não tem fórmula mágica. Em comum entre as duas existe apenas o fato de elas escreverem muito bem (nossa, que óbvio!), terem construído uma sinopse irresistível e, no caso da Camila Moreira, ter aproveitado o momento do tipo de literatura que estava em voga, no caso a hot – o que também não é garantia de nada, se você não souber alinhar bem seus objetivos, divulgar etc.

Então, é isso. Temos que contar com a sorte? Claro que não! Existem, pelo menos, 4 coisas que ninguém te conta sobre fazer sucesso no Wattpad, que são mais simples do que se imagina.

 

  1. Originalidade é tudo

Isso é o básico do básico. Ter um perfil interessante, todo preenchido, uma sinopse irresistível, uma capa bem feita, em alta resolução, atraente e um título original e chamativo. De novo, nossa, que óbvio! Mas uma boa parte dos escritores iniciantes acaba ‘pecando’ em pelo menos um desses quesitos, seja por inexperiência ou por preguiça mesmo. Outra questão que conta muito é: escreva o que você gosta e domina e não tente apenas ‘surfar’ na onda do que está na moda no momento. Se você ama literatura fantástica, seu espaço está lá reservadinho pra você nessa categoria. Não adianta embarcar num romance de época, por exemplo, se essa não for sua praia.

 

2. Não publique o livro todo de uma vez

Você pode até ter toda a história já escrita – e o aconselhável é que tenha mesmo pra não desanimar depois e acabar abandonando por desmotivação – mas nem sempre o bacana é jogar tudo lá na plataforma de uma vez. Se seu objetivo é conquistar e manter um público, é instigante postar os capítulos aos poucos, dois ou três por semana, para deixar sempre o leitor com gostinho de ‘quero mais’; e também para dar tempo de novos leitores chegarem para conhecer.

Se a intenção for publicar também em outra plataforma, como a Amazon, e posteriormente começar a ganhar dinheiro com ela, essa dica também é muito válida. Deixe cerca de 60% do seu livro disponível (para degustação) no Wattpad e direcione seus leitores para adquirir a obra na outra plataforma.

wattpad2

3. Palavras-chave e divulgação

Você pode até achar que não, mas muita gente fica simplesmente navegando pelo site à procura do que ler, de modo totalmente aleatório, até que algo lhe chame atenção. As palavras-chave atuam muito bem nisso. Preencha sempre o espaço das palavras-chave com todos assuntos que tenham a ver com a sua história.

Sobre a divulgação, não precisava nem dizer, né? “Quem não é visto, não é lembrado”. Existem vários grupos no Facebook destinados exclusivamente à divulgação de livros no Wattpad, além de Instagram e Twitters literários, canais no Youtube e, claro, os blogs. Mas não pode ser qualquer divulgação. Mais vale uma chamada bem elaborada, que vá resultar num ‘gatilho’ pra que acessem seu link, do que qualquer meme que gere, no máximo, uma curtida. E aí, voltamos à questão da originalidade, descrita lá em cima. Aposte em capas bem elaboradas, textos pequenos, mas instigantes e nunca esqueça o link.

4. Interação com os leitores

Pronto, em determinado tempo você conquistou uma boa média de leitores. Não ache que tudo já está ganho! O mais difícil é mantê-los, então valorize cada interação, se possível. Pergunte o que acharam, responda o quanto possível e aceite de coração aberto críticas e sugestões também.

 

Ainda com dúvidas? Me chama no Instagram @mapadasletras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s