Quando o livro vira jogo e vice-versa

Jogo online, ao vivo e baseado em livro de literatura fantástica, é indicado para todos os públicos

Uma proposta totalmente nova que vai mexer com a cultura pop e com os amantes de jogos, principalmente aqueles moradores de São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: essa pode muito bem ser a descrição do ‘Café com RPG’, um projeto quinzenal, que começa neste domingo (19) no Youtube e nas plataformas Twitch e Periscope.

cafe com rpg

Calma, se você ainda não sabe o que é um jogo RPG, vamos explicar: RPG é uma sigla para “Role-Playing Games”, que traduzindo livremente significa jogo de interpretação de papéis, ou personagens.

O jogo acontece com a presença de jogadores e um narrador ou mestre, e este, não joga para vencer, mas sim para que a trama se desenrole. O narrador tem conhecimento do “esqueleto” da história faz a interpretação de possíveis coadjuvantes, ou acontecimentos no cenário.

Fazendo uma comparação aos jogos tradicionais de videogame, por exemplo, o cenário é o jogo; e o sistema de regras e o narrador são o console e os controles para jogar.

Acontece que jogos RPG de mesa já existem há muito tempo e seu público é formado tanto por estudantes quanto por famosos como os atores norte-americanos Vin Diesel e Dwayne Johnson, o The Rock. A novidade agora é que o jogo vai acontecer totalmente online e baseado no livro “Eaman“, do escritor de São Gonçalo, R. Mendonça Venâncio.

“Hoje, ainda não é muito comum ver esse casamento entre Literatura e os games, especialmente com a participação dos artistas que conceberam o projeto, como é o caso do R. Mendonça, que conduzirá as transmissões. Por isso, estamos nos esforçando para que seja um grande sucesso e que as pessoas embarquem nessa junto com a gente”, explica um dos idealizadores, o também autor gonçalense Rômulo Baron, do site Cultura à Milanesa.

O projeto é uma parceria entre o Rômulo, o R. Mendonça Venâncio e a comunicadora e também escritora Tati Klebis, moradora de Palmas, Tocantins.

Como participar?

O jogo contará com o narrador que é o próprio autor da obra mais quatro ou cinco jogadores fixos já escolhidos e fixos. O chat ficará aberto durante toda a partida para interação do público, assim como ativação pelas redes do Cultura à Milanesa.

Para participar, basta acessar os canais da Twich, YouTube ou Periscope, do Cultura à Milanesa na hora do jogo, em domingos quinzenais a partir das 15h, podendo interagir em tempo real ou ver a gravação posteriormente. O jogo apresentará mapas para ilustração da aventura, a rolagem de dados também pode ser acompanhadas pelos espectadores.

Sobre o livro

Para quem já curte o mundo da literatura fantástica, com direito a elfos, anões, gnomos e extraterrestres, Eamam é um mundo louco que tem tudo isso.

A obra que saiu das mesas de RPG ficou pronta em 2018 e foi lançada no início de 2019. O pré-lançamento aconteceu no centro de São Gonçalo, e seu lançamento oficial foi no Centro Cultural da Câmara, onde ficava o antigo Fórum.

O livro participou, ainda, de eventos como Bienal, FLISGO, LER e FLINIT. Não à toa foi o livro mais vendido da Editora Ella e por isso premiado para ter o segundo volume publicado com o modelo tradicional.

eaman

O segundo volume seria lançado na Bienal de São Paulo este ano, mas devido a pandemia, foi adiado para 2021.

A pandemia e a mudança de planos

“Eu e o R. Mendonça falávamos há tempos sobre uma parceria, um programa presencial, mas a quarentena nos fez pensar em uma proposta online. É uma ideia moderna usar o streaming para mostrar o jogo em andamento. Com a nova realidade que nos aflige, as mesas presenciais de RPG tiveram que ser reformuladas para plataformas online e as aventuras se desenrolam por meio de videoconferência”, explica Rômulo Baron.

Os idealizadores do projeto explicam, ainda, que a ideia era simplesmente mostrar o que já era realizado, sem perder a característica de entretenimento ou mesmo modificar a agenda já praticada pelos jogadores – que ocorre quinzenalmente.

Então, foram realizados os primeiros testes e, agora, já será possível mostrar as pessoas que dá pra se divertir, mesmo em casa.

Como acessar

Esse é o link para quem quiser participar pelo Youtube

Esse é o link para acessar pela plataforma Periscope

Esse é o link de acesso à plataforma Twitch

 

Esse post foi publicado originalmente no portal do jornal O São Gonçalo.

Já segue o Mapa das Letras no Instagram? @mapadasletras.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s