Livros sobre amizade que você precisa ler

Ninguém é uma ilha! Ter amigos é algo crucial ao longo da vida, não importa se um, se vinte, desde que sejam de verdade, não é mesmo?

A amizade é tão importante que ganhou uma data própria para comemoração: 20 de julho. É uma excelente oportunidade para resgatar aquele bate-papo sempre adiado, fazer homenagens, mesmo que a distância, presentear…

Na literatura, exemplos de amizades que fizeram história é o que não falta. O ‘Mapa’ te leva hoje a cinco livros lindos sobre amizade, que não podem faltar na lista de leituras – e na estante!

 

1 – Meu Pé de Laranja Lima

Esse fez parte da minha infância e da de milhares de pessoas no Brasil, digo com toda certeza. O livro de José Mauro de Vasconcelos traz a história de Zezé, que aos seis anos, constrói uma uma curiosa, porém sólida, amizade com um pé de laranja lima. Publicado pela primeira vez em 1968, o livro já foi traduzido para 52 línguas e lançado em 19 países; também ganhou adaptações para telenovela, quadrinhos e cinema.

Compre aqui.

pe de laranja

2 – De amor e amizade – crônicas para jovens

O livro reúne 44 textos de Clarice Lispector sobre amor e amizade. A seleção das crônicas foi feita pelo historiador e editor Pedro Karp Vasquez e apresenta um recorte da obra da escritora para o público mais jovem. Clarice é Clarice. Não precisamos nem falar muito, né?

Compre aqui.

de amor e amizade

3 – Extraordinário

Com muitas frases inesquecíveis e personagens cativantes, Extraordinário, de R.J Palacio,  lembra a importância de ser gentil, de enxergar além das aparências e de se colocar no lugar do outro. A obra também foi adaptada para os cinemas.

Compre aqui.

extraordinario

4 – Cidades de Papel

John Green está sempre emocionando. Pra quem gosta do gênero, vai se emocionar mais uma vez com a história sobre amadurecimento e valorização da amizade. Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que, certo dia, ela invade o quarto dele pela janela, chamando para fazer parte de um plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Mas, no dia seguinte, Margo desaparece, e resta a Quentin seguir as pistas para descobrir quem ela é de verdade.

Compre aqui.

cidades de papel

5 – Marley e eu

Quer amizade mais linda do que a temos com os pets? Esse é um livro que faz rir, chorar, emocionar, um mix de sensações. O livro de John Grogan também foi adaptado para o cinema e até hoje é muiiito bem vendido.

John e Jenny eram jovens e estavam começando a sua vida juntos e viviam em uma charmosa casa na Flórida. Juntos decidem testar suas habilidades como pais, adotando um cachorro. Mas tudo mudou no momento em que levaram Marley para casa, decididos que ele era o cachorro certo. Mas o que eles não sabiam era que Marley não era um cachorro qualquer: ele era um cão como não havia outro por ali, quebrava portas, arranhava as paredes, pegava a roupa do varal dos vizinhos e pegava tudo que estava a sua alcance.

Compre aqui.

marley e eu

 

Tem sugestões de outros livros que falam sobre amizade? Me manda! Siga este blog também no Instagram: @mapadasletras. E-mail: mapadasletras@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s